segunda-feira, 6 de agosto de 2012

TESTAMENTO ESPIRITUAL DE DOM LUIZ GONZAGA BERGONZINI


Folha Diocesana de Guarulhos /Julho de 2012
Esclarecimento: Dom Luiz Gonzaga Bergonzini deixou seu Testamento Espiritual, redigido em 11 de março de 2009, por ocasião dos seus 50 anos de Sacerdócio, em envelope lacrado, para ser aberto após sua morte. O Testamento Espiritual foi aberto, no dia 13.06.2012, em ato solene realizado por sua Exa. Revma., Dom Joaquim Justino Carreira, Bispo Diocesano de Guarulhos, na presença dos familiares de Dom Luiz Gonzaga Bergonzini. Na Missa de Sétimo Dia, no mesmo dia 18.06.2012, Dom Joaquim Carreira, em sua homilia, leu o Testamento Espiritual de Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, tornando-o público, e determinou que fosse divulgado por todas as formas possíveis.
Publicado em 21.06.2012, às 18.00h, hora da Ave Maria. 

*
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, Amém. 

Às vésperas de completar cinqüenta anos de Vida Sacerdotal – foi ordenado Presbítero aos 29/06/1959 – já com 72 anos de idade, sentindo que estou cada vez mais perto de meu encontro com o Pai, a meu chamado, quero reafirmar com todo o meu ardor, minha fé no Pai que me criou, no Filho que me salvou e no Espírito Santo que me consagrou pelo Batismo, pela Crisma e pelo Sacramento da Ordem no seu mais alto grau, o Episcopado. 
*
Reafirmo minha fé em tudo quando Cristo Jesus nos revelou e confiou. À igreja por Ele fundada, a Igreja Católica, Apostólica Romana, verdadeira depositária da Revelação Escrita e Oral.
Assim sendo, reafirmo minha Fé não só nas Escrituras Sagradas dos dois Testamentos, como também na Tradição Católica exercida pelo Magistério da Igreja, em tudo o que ela propõem à nossa fé. Em especial quero manifestar minha devoção e obediência ao Santo Padre o Papa, Cristo visível na terra. 
*
Peço a Deus perdão de meus pecados e infidelidades. Num retrospecto de minha vida, tenho consciência de que poderia ter sido melhor, menos pecador e infelizmente não fui. Peço a Deus, que é Pai e rico em misericórdia, conceda-me o seu perdão. 
*
Peço a Deus perdão a todos que, seja por palavras, ou por atitudes, eu tenha ofendido. A todos peço perdão. Não guardo ressentimento de quem quer que seja e se alguém se julgar culpado de algo, sinta-se totalmente perdoado. 
*
Aos meus queridos padres, “fiéis colaboradores” do meu ministério, menina de meus olhos, que sempre constituíram a minha maior preocupação, peço perdão se, no desejo de vê-los cada vez mais “padres”, mais “pastores” mais zelosos, mais apostólicos mais santos – tenha exagerado no meu zelo, chegando a magoá-los com minhas palavras ou atitudes. Peço que sejam misericordiosos comigo e me perdoem. Podem crer, posso ter errado, sim, mas com uma vontade de acertar, fazer a vontade de Deus e ser fiel à minha missão. Se alguma vez dei mau Exemplo, perdoem-me. 
*
Ás Religiosas, esposas de Cristo, sempre solicitas pelo meu bem, que Deus as recompense por todo o bem que me fizeram. Alem disso, confio em suas preces, em sufrágio  de minha alma. 
*
Aos queridos seminaristas deixo esta mensagem-testemunho: “Vale a pena ser padre”, desde que segundo o coração de Deus. Coragem, não se deixem vencer pelo cansaço e nem desanimem diante das dificuldades o caminho de seguimento de Cristo é cheio de pedras e espinhos; Ele não prometeu facilidades a quem quisesse segui-lo, ao contrario, sentenciou: “quem quiser me seguir, tome a sua cruz e siga-me” Rezem, estudem, enfrentem as dificuldades. Tenham grande amor à  Eucaristia que é a maior riqueza do sacerdócio e sejam devotos da Virgem Santíssima, Mãe dos sacerdotes.
*
Recomendo-me à Santíssima Virgem, “imaculada Conceição” que me acompanhou em toda a minha formação presbiteral no Seminário menor “Maria Imaculada” de Ribeirão Preto, durante seis anos no Seminário maior “Imaculada Conceição” do Ipiranga, nos estudos de Filosofia e Teologia. Por gratuidade de Deus Ele me quis Bispo da Diocese de Guarulhos, dedicada a Imaculada Conceição”.  Assim como ela, sempre unida a Cristo, recebeu-o morto em seus braços, que Ela me receba em seus braços quando o Pai me chamar.
*
A todos: padres, religiosos(as), seminaristas, a todos os diocesanos e amigos, peço a caridade de suas preces em sufrágio de minha Alma e peçam a Deus que seja misericordioso comigo, recebendo-me em sua Glória.
Guarulhos, 11 de março de 2009
Luiz Gonzaga Bergonzine – Bispo de Guarulhos
*
*
Moises: Com a saudades de soldado que teve a honra de participar de uma batalha na qual o grande Leão de Guarulhos esteve, Saúdo-o com o mais possante Anauê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário